Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

A pior Black Friday da história e os diferentes porquês

VEJA Mercado: vendas recuaram 28% em relação ao evento realizado em 2021

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 nov 2022, 12h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um levantamento em tempo real realizado pela Confi Neotrust em parceria com a ClearSale revela que a Black Friday digital de 2022 foi a pior da história no Brasil. As vendas recuaram 28% em relação ao evento de 2021 e o gasto médio foi de 733 reais , queda de 5,9% em termos nominais. O estudo estima que cerca de 3,1 bilhões de reais foram movimentados em transações no e-commerce. Para alguns analistas, uma série de fatores deve ser levada em conta no momento de analisar esses números. Pela primeira vez, a Black Friday foi realizada simultaneamente à Copa do Mundo, o que pode ter provocado uma diluição das vendas ao longo dos meses de outubro e novembro. “Além da deterioração do cenário macroeconômico e da falta de confiança econômica do consumidor em relação a 2023, o efeito de dispersão da Copa e a antecipação de promoções ao longo de outubro e novembro podem ter causado esse efeito de queda na sexta-feira de Black Friday”, avaliam os analistas da Genial Investimentos.

    Na bolsa de valores, os papéis de Magazine Luiza, Via e Americanas negociam em baixas de até 3% por volta das 11h desta segunda-feira, 27. Embora o prenúncio seja negativo, existe a leitura de que as grandes varejistas podem apresentar números melhores que a média. “Não há dados publicados por Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza e Via em relação a performance do evento. Contudo, ao analisar os dados históricos, esses marketplaces costumam registrar números melhores que a média”, conclui a Genial.

    Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.