Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Aliados de Lula não veem necessidade de novos acenos na economia

Membros da campanha alegam 'esgotamento' de possibilidades para que ex-presidente se mova ao centro

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 11h35 - Publicado em 21 out 2022, 13h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com o crescente acirramento da corrida presidencial desde o primeiro turno das eleições, há quase três semanas, a pressão tem subido para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de colecionar apoios de economistas liberais icônicos, como Henrique Meirelles, André Lara Resende, Arminio Fraga, Persio Arida, Pedro Malan e Edmar Bacha, Lula é pressionado a avançar na discussão de seu projeto econômico e firmar compromissos mais concretos com o centro político, a fim de atrair eleitores que resistem à esquerda. 

    Aliados de Lula mostraram certo desdém com as pressões do mercado e de liberais. “Lula já fez tudo que poderia ser feito quanto a isso, agora resta trabalhar na mobilização da campanha”, disse um membro da campanha. Há a avaliação de que detalhar programas para a economia ou apontar nomes para ministérios não teria um efeito significativo nas intenções de voto do ex-presidente. Nesta semana, o Radar Econômico relatou inclusive a estratégia eleitoral acerca do suspense para a  indicação de um ministro da Fazenda.

    Os membros da campanha complementam o raciocínio de suposto esgotamento de possibilidades de acenos. Para eles, o fato de Lula contar com o apoio da nata do liberalismo brasileiro, além de nomes relevantes de fora da esquerda, como Simone Tebet (MDB) e, mais recentemente, João Amoedo (Novo), seria uma espécie de prova de que liberais compromissados com a democracia não precisariam estar inteirados do futuro projeto de Lula para apoiá-lo contra Bolsonaro. Agora, a estratégia se resumiria apenas a aprimorar a comunicação e a mobilização da campanha em meio à redução da vantagem do petista.

    Siga o Radar Econômico no Twitter 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.