Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

As ‘amizades’ internacionais de Lula e Bolsonaro para o avanço da economia

Os poucos países próximos do governo Bolsonaro não têm relevância para a economia brasileira, segundo especialista da FGV

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 11h38 - Publicado em 20 out 2022, 12h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A relação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) com outros países virou assunto central na disputa pela presidência da República. Aliada de Lula no segundo turno, Simone Tebet (MDB) tem frisado a importância da posição do Brasil no mundo para o agronegócio, frequentemente tocando na questão ambiental. Na visão de Leonardo Paz, cientista político na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no Ibmec, as diferenças entre os candidatos quanto à política externa não estão apenas na pauta ambiental, sendo bem mais profundas.

    “Além de contar com pouquíssimos países aliados de primeira hora, como Polônia e Hungria, o governo de Bolsonaro não tem uma política externa estruturada, sem grandes ambições. Antes, com o ex-chanceler Ernesto Araújo, houve uma ideia de alinhamento do Brasil com o governo Trump. Mas isso obviamente caiu por terra quando Trump perdeu a eleição de 2020”, diz. Não constando entre os trinta países para os quais o Brasil realizou mais exportações em 2022, a proximidade com a Polônia e a Hungria não tem relevância econômica, também segundo o professor. O histórico de hostilização de alguns países por parte de Bolsonaro, como no caso em que insultou a primeira-dama francesa em 2019, também é apontado como uma dificuldade.

    De acordo com Paz, um governo Lula teria mais trânsito internacional, com a  postura de sua campanha frente à agenda internacional sendo mais engajada que a de Bolsonaro. “Lula teria mais trânsito com vários países do mundo, emergentes e desenvolvidos. Quanto à Europa, o histórico de combate ao desmatamento nos governos de Lula é bem lembrado. O acordo entre Mercosul e União Europeia travou durante o governo de Bolsonaro. Com Lula, há mais chance de avançar, mesmo que não seja tão grande”, afirma Paz.

    Siga o Radar Econômico no Twitter 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.