ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Lula erra em prioridades e se mostra incoerente no exterior, diz professor

VEJA Mercado debate ausências e inexpressividade dos Brics que serviu para Lula reafirmar discurso eleitoral e provocou reação de Trump

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jul 2025, 12h26 - Publicado em 7 jul 2025, 08h00

VEJA Mercado | 07 de julho de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta segunda-feira, 7. A reunião da cúpula dos Brics no Rio de Janeiro expôs o presidente Lula a um encontro esvaziado e praticamente inexpressivo do ponto de vista diplomático. Os presidentes de China e Rússia, duas das maiores potências do bloco ao lado do Brasil, não prestigiaram o evento que ocorreu no último final de semana. Além das ausências notórias, chamou atenção a declaração final do grupo que condenou as guerras no Irã e na Ucrânia, mas que poupou ao tampouco citar nominalmente a responsabilidade dos Estados Unidos e da Rússia nos conflitos. Abordagem diferente da brasileira, que condenou os EUA pelos ataques ao Irã no último mês. O texto ainda pediu vagamente uma reforma ampla na Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento mais serviu de palanque para o presidente Lula reafirmar seu discurso de justiça social e dizer que entidades como o FMI e o Banco Mundial “financiam apenas países ricos”. Lula ainda afirmou que o modelo de austeridade fiscal não deu certo em “nenhum país do mundo” e que é preciso mostrar um novo modelo econômico ao mundo. O presidente americano Donald Trump ameaça impor uma tarifa adicional de 10% sobre todos os países que seguirem alinhados aos Brics.

Diego Gimenes entrevista João Alfredo Nyegray, professor de geopolítica da PUC-PR. O especialista afirmou que a ameaça de tarifas adicionais de 10% dos EUA sobre os países alinhados ao Brics não deve desmantelar o bloco, mas, sim, unir um grupo que parece pouco coeso. “Lula na cúpula do Mercosul não teve agenda com Javier Milei, mas teve tempo de visitar a condenada por corrupção Cristina Kirchner em sua casa. Há uma notória inversão de prioridades que reduzem as chances de união dos blocos que o Brasil faz parte”, disse. Ele fala ainda sobre a declaração final da cúpula que ocorre no Rio, os erros do presidente Lula na diplomacia brasileira e a viabilidade de uma moeda comum entre países do bloco e do acordo União Europeia-Mercosul. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h!

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.