Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

‘Brasil pode virar potência de energia verde’, diz Paulo Guedes

“Podemos ser a fonte de reindustrialização do mundo em cima de energia limpa e barata”, disse o ex-ministro em evento em São Paulo

Por Victor Irajá Atualizado em 13 Maio 2024, 21h11 - Publicado em 13 set 2023, 13h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em uma incursão pela defesa do Brasil como um expoente de produção de energia limpa e renovável, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes defendeu que a pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia fomentaram a possibilidade de o país despontar como “uma potência de energia verde”. “Surge a oportunidade de transformar uma tragédia geopolítica e econômica e despontar como potência de energia verde”, disse o ex-ministro durante uma reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, ao lado do ex-colega de Esplanada dos Ministérios, Tarcísio de Freitas.

    “Como o Brasil não estava integrado à economia global e tem energia mais limpa e barata do mundo, podemos ser a fonte de reindustrialização do mundo em cima de energia limpa e barata”, afirmou Guedes. “Estamos vindo de uma clínica de reabilitação curados enquanto estão todos indo para a clínica”, defendeu o ex-ministro, em referência aos outros países. “Os investimentos feitos na China vão para países como o México e Índia. O Brasil ainda está atrás do palco, não apareceu. E estamos dizendo: pode chamar o Brasil”, disse.

    “Temos energia solar e eólica se expandindo. O Brasil é protagonista da transição energética. Os países do Oriente Médio sabem que tem um relógio com tic-tac ali. Não vamos dispensar o combustível fóssil, mas reduzir para 40%, 50% o uso em 20 ou 30 anos. Os árabes sabem que têm um encontro marcado com o futuro”, afirmou Guedes. “Eles vão perder a vantagem competitiva natural. São os parceiros naturais do Brasil para a transferência energética, eles têm interesse em fazer essa parceria”, defendeu.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.