Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Como o 5G tem melhorado a eficiência de fábrica da Fiat e Jeep

Dona das marcas, Stellantis diz que implementação de nova geração de tecnologia móvel em sua operação tem apresentado ganhos de eficiência de até 7%

Por Felipe Mendes Atualizado em 8 jul 2022, 21h00 - Publicado em 6 jul 2022, 13h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Primeira montadora do Brasil a implementar a tecnologia 5G para o processo de produção de carros, a Stellantis já vê um incremento de produtividade de até 7% em sua fábrica de Goiana, no Pernambuco. A dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot tem usado a nova tecnologia em diversas etapas da produção de carros SUVs da Jeep e da picape Toro, da Fiat. Segundo Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, a ideia é escalar os benefícios da nova geração móvel para os consumidores no futuro.

    “A primeira aplicação do 5G não será nos carros, é na fábrica, porque o 5G tem uma característica própria que é a baixíssima latência. Isso significa que a comunicação de dados entre máquinas é infinitamente mais rápida se comparada às tecnologias anteriores. Para os processos industriais, isso é bom, porque nós temos um número elevadíssimo de equipamentos e máquinas que podem usar essas tecnologias e se comunicar umas com as outras. Isso proporciona um incremento importante de produtividade, de 5% a 7%”, afirma Filosa.

    Ele cita, como exemplo, a eficiência que a conectividade traz para a manutenção na indústria. “Antigamente, quando um robô quebrava, o processo de manutenção demorava mais de 20 minutos para ser iniciado, podendo durar, nos casos mais simples, de duas a três horas. Agora, com a possibilidade de ter as máquinas conectadas com a rede local de 5G, esse tempo cai de três horas para cerca de sete minutos, o que significa um ganho de produtividade gigantesco”, exemplifica. “A próxima etapa é levar isso para os carros. Com os automóveis ganhando em latência, as pessoas poderão se comunicar de forma mais eficaz com o banco, a casa e até com o McDonald’s, como nós oferecemos no nosso aplicativo, o Cart. O 5G vai escalar essa experiência de forma infinita.” Após a fábrica de Goiana, a nova tecnologia deverá ser implementada em unidades do grupo em Betim (MG), Rio de Janeiro e na Argentina.

    Publicidade
    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.