Como os Jogos de Inverno na China podem afetar as ações da Vale?
VEJA Mercado: país tem a intenção de organizar um evento limpo e com menos poluição nos ares; produção de aço pode ser afetada
No que cargas d’água os Jogos Olímpicos de Inverno podem influenciar as ações da Vale na bolsa brasileira? Segundo analistas e consultorias, existe sim uma relação entre os fatos. Pouco se fala sobre o assunto, mas a China sediará os Jogos de Inverno em março de 2022, e existe a intenção por parte do governo de organizar um evento mais limpo e com menos poluição atmosférica. “A produção de aço e o uso das termelétricas de carvão prejudicam substancialmente a visibilidade nos grandes centros. A China quer uma Olimpíada de céu azul, sem poluição, para ser comparada com os Jogos de Tóquio”, afirma Roberto Attuch, CEO da Ohnresearch. O executivo ainda indica que os preços devem se recuperar após a realização do evento. O polo de produção de aço de Tangshan, por exemplo, estenderá os limites de produção até março para melhorar a qualidade do ar durante os Jogos de Inverno, de acordo com a consultoria Mysteel.
Hoje, o preço do minério de ferro recuou 5% na bolsa de Dalian, a 808 yuanes por tonelada, também diante de incertezas sobre atividade econômica chinesa. CSN e Vale fecharam o pregão desta terça-feira, 31, em quedas de 4,99% e 1,37%%, respectivamente.