Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Empresariado e banqueiros começam a perder esperanças de uma terceira via

Discussão esquentou depois que Armínio Fraga declarou voto em Lula se eleição estiver apertada

Por Josette Goulart 29 abr 2022, 11h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ainda faltam três meses, até julho, para se ter um cenário mais claro sobre a viabilidade de um candidato que não seja Lula ou Bolsonaro para as eleições. Mas grandes empresários e banqueiros começam a se desanimar com a viabilidade de uma terceira via. Nem a declaração de João Doria de que eventualmente poderia ser vice de Simone Tebet animou. “Os partidos simplesmente não querem e não estão se articulando”, disse à coluna um grande empresário que acompanha a politica de perto nas últimas décadas e que era um dos poucos que já em março de 2018 previa que Bolsonaro ganharia as eleições. “E a disputa entre Lula e Bolsonaro vai ser muito apertada”. 

    A discussão entre o empresariado esquentou depois de algumas declarações pró-Lula nesta semana. O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse em entrevista ao site Poder 360 que ainda tem esperanças na terceira via, mas declarou seu voto em Lula se a eleição estiver apertada. O presidenciável João Doria mudou o tom do seu discurso e disse que respeita o Lula, mas não respeita Bolsonaro. Pessoas da campanha de Doria contam que traçar a linha da democracia já é um efeito da atuação do marqueteiro Lula Guimarães, que chegou agora à campanha.

    Um importante banqueiro ouvido pela coluna diz que a terceira via praticamente se acabou e que vê o empresariado muito dividido. “Na minha visão a maioria ainda é bolsonarista, mas muitos têm vergonha de assumir”, disse ele. “Existe uma parcela do mercado financeiro ansiosa por uma narrativa que está simpática ao Lula. Mas não sei se isso dura”. 

    Na campanha de Doria, a esperança é que seu marqueteiro Lula faça milagres e consiga fazê-lo chegar aos 10 pontos até julho. “Doria foi um grande governador, mas cometeu o grande erro de cuidar ele mesmo da sua comunicação. É como o médico fazer sua própria cirurgia”, diz um importante publicitário. Já o empresariado que se diz contra Bolsonaro e está disposto a votar em Lula avalia que a mudança de marqueteiro no PT foi uma boa notícia e que Sidônio Palmeira pode mudar o rumo da campanha do ex-presidente. “Não dá para se falar em aborto num país conservador se quiser ganhar a eleição, né?” 

    *Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.