Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Ian Bremmer diz que Biden será o presidente mais fraco desde Carter

Popularidade de Trump e Suprema Corte americana não garantirão vida fácil ao democrata, vaticina presidente do Eurasia Group

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 14h40 - Publicado em 4 jan 2021, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente e fundador do Eurasia Group, o cientista político Ian Bremmer não está nada animado com a nascitura presidência de Joe Biden, nos Estados Unidos. O presidente do grupo discorre em uma leitura sobre como o mundo falhou em combater conjuntamente a pandemia durante o ano passado, e afirma que o principal desafio de 2021 envolverá a capacidade de reconstrução das economias. Ele classifica os Estados Unidos como uma “nação rachada ao meio” e afirma que, pela própria conjuntura, o mundo não pode contar com os americanos como em crises passadas.

    “Nas últimas décadas, o mundo confiaria em nós para restaurar a previsibilidade em tempos de crise, mas a preeminente superpotência mundial enfrenta grandes desafios próprios”, afirma ele. “As questões vão desde o desemprego e a falta de oportunidade econômica, passando por preocupações sobre a eficácia política e longevidade do presidente eleito, Joe Biden”, diz Bremmer. “O futuro do Partido Republicano e a própria legitimidade do modelo político do país, a credibilidade da política externa dos Estados Unidos e a sustentabilidade de sua política interna serão testadas este ano como não foram no pós-guerra.”

    Sobre a presidência de Biden, Bremmer afirma que “será o presidente mais fraco desde Jimmy Carter”, que protagonizou políticas econômicas falhas e pai de propostas ineficientes. “O próprio presidente Donald Trump conquistou o segundo maior número de votos populares da história americana, 74 milhões de votos, e os republicanos ganharam votos suficientes para fazer número na Câmara dos Deputados”, diz ele. “Adicione o sucesso de Trump na criação de uma Suprema Corte decisivamente conservadora, mais recentemente com a nomeação de Amy Coney Barrett, substituindo a falecida Ruth Bader Ginsburg. Biden iniciará o mandato sendo o presidente mais fraco desde Jimmy Carter, em 1976”, afirma. “Poucos analistas acreditam que ele concorrerá à reeleição em 2024”.

    + Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.