iFood notifica 99Food sob acusação de descumprimento de non-compete
99Food é acusada de procurar funcionários estratégicos da concorrente

O iFood notificou extrajudicialmente a 99Food sob a acusação de que a concorrente estaria atraindo funcionários que ocupam cargos estratégicos e possuem cláusulas de non-compete em contratos de trabalho. A notificação foi enviada no dia 30 de junho. Recrutadores da empresa chinesa estariam abordando colaboradores do iFood pelo LinkedIn dizendo que compromisso de non-compete “não seria um problema” para uma eventual contratação.
Em alguns casos de contratação de ex-colaboradores, o iFood já recorreu à Justiça do Trabalho de São Paulo.
O non-compete é uma prática reconhecida no mercado, especialmente aplicada a profissionais que ocupam cargos com acesso a informações sensíveis e estratégicas da empresa. Esse tipo de cláusula temporária busca proteger dados confidenciais e evitar que conhecimento interno relevante seja explorado por concorrentes.
Em nota, a 99 diz que “está promovendo mudanças profundas no mercado de entrega de comida no Brasil, criando uma nova opção não só para restaurantes, entregadores e consumidores, mas também para os profissionais que atuam neste setor. Hoje, representamos uma alternativa real que oferece perspectiva de crescimento com desafios que valorizam os talentos do mercado, e fazemos isso cumprindo todos os requerimentos da legislação brasileira.”
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: