Mercado analisa operação da PF, IPCA de setembro e derrubada de MP
O programa Mercado de VEJA+ analisa IPCA de setembro, derrubada de MP da arrecadação e chances de um acordo para a guerra em Gaza
Depois de ver MP de arrecadação derrubada na Câmara dos Deputados, em votação ocorrida nesta quarta-feira, 8, o governo Lula fala em cortar emendas e retomar parte de cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mas o caminho inevitavelmente terá de passar por uma solução política com o parlamento. “Nós em breve teremos discussão para o orçamento de 2026, e do jeito que o governo está fragilizado com o Congresso, nós precisamos entender o quanto vai ser perdido em arrecadação com essa votação”, diz Fabrício Voigt, economista da Aware Investimentos. “Isso causa uma dor de cabeça para o mercado, tanto que nessa manhã os juros futuros já abriram com uma curva um pouco acima da normalidade, pela preocupação com as condições fiscais do governo.
Em mais um episódio que também colocou pressão sobre as contas do governo, a Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 9, 66 mandados de busca e apreensão como parte da operação para investigar a fraude no INSS. Os desvios obrigaram o governo a prometer ressarcimento aos prejudicados, o que acaba aumentando o rombo fiscal.
O IBGE divulgou o IPCA de setembro, que registrou alta de 0,48%, depois de deflação em agosto. O índice de inflação veio um pouco abaixo do previsto pelo mercado, que estimava algo em torno de 0,51%. Ainda assim, o dado não sinaliza para uma realidade que permita ao Banco Central conseguir levar a inflação para dentro da meta do ano, segundo avaliação de Voigt.
O programa Mercado de VEJA+, com apresentação do editor de VEJA NEGÓCIOS Diogo Schelp, analisou também as negociações comerciais entre Estados Unidos e Brasil e as chances de um acordo para o fim da guerra na Faixa de Gaza, em entrevista com Igor Lucena, economista e doutor em Relações Internacionais. “É totalmente impossível ver uma paz duradoura com o Hamas”, avalia Lucena, que, no entanto, considera positiva a tentativa de um acordo, especialmente pela possibilidade de que os reféns israelenses possam ser libertados na próxima semana e que Israel permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
O Mercado de VEJA+ é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.







