Mesmo com corte, taxa de juros dos EUA segue entre as maiores do mundo
O Federal Reserve (Fed) cortou hoje em 0,50 ponto percentual a taxa de juros americana, levando ao intervalo de 4,75% a 5%
O Federal Reserve (Fed) cortou hoje em 0,50 ponto percentual a taxa de juros americana, levando ao intervalo de 4,75% a 5%. Mesmo com a redução de hoje, os EUA têm uma das maiores taxas de juros dos países desenvolvidos, só ficando abaixo do Reino Unido.
Entre o grupo das 20 maiores economias desenvolvidas (segundo o FMI), os EUA foram um dos últimos a começar a afrouxar a política monetária.
Vale lembrar que várias economias iniciaram um ciclo de aperto monetário entre 2021 e 2022 para conter a inflação que sucedeu os estímulos econômicos concedidos durante a pandemia.
A estimativa do C6 Bank é que o Fed continue afrouxando a política monetária, com mais dois cortes este ano de 0,25 ponto percentual. O time de economia do banco reconhece que a autoridade monetária pode acelerar o ritmo dos cortes para 0,5 ponto percentual caso os dados de mercado de trabalho mostrem uma deterioração.