Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Nova alta de juros faz mercado vislumbrar cenário dos sonhos no fim do ano

VEJA Mercado: ajuste na Selic somado a queda do dólar e desaceleração na inflação pode provocar mudanças na condução dos juros pelo Banco Central

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 jun 2025, 13h39 - Publicado em 20 jun 2025, 12h56

O surpreendente reajuste de 0,25 ponto percentual na taxa Selic anunciado pelo Banco Central na última quarta-feira, 18, faz o mercado vislumbrar um cenário dos sonhos para o final do ano. A alta de juros aprovada por todos os diretores da instituição e pelo presidente Gabriel Galípolo provoca uma redução nas curvas de juros futuros — isto é, nas projeções de juros para os próximos anos. Para além disso, economistas acreditam que o movimento reforça a autonomia e rigidez do Banco Central e permite o início da discussão sobre cortes de juros no Brasil. “Eu acredito que há uma chance de queda de juros no final do ano e que a Selic pode rondar os 14% no ano que vem. A janela para isso acontecer é curta por conta do período eleitoral conturbado em 2026”, afirma Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, em entrevista ao programa VEJA Mercado.

Ele acredita que a inflação já dá sinais gradativos de queda e que a taxa de câmbio aparentemente sob controle pode ainda permitir uma desaceleração na alta dos preços dos alimentos. “A inflação ainda não está em nível confortável, mas abre espaço para o BC começar a sinalizar alguma queda de juros nos próximos meses”, completa. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.