Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

O cenário do Dia dos Namorados, pintado pelo “herdeiro” João Doria

Filho do publicitário que criou a data, o empresário frisa que o humor desafiador da economia desfavorece até as celebrações mais emblemáticas para o varejo

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 10h37 - Publicado em 12 jun 2023, 16h15

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta para uma retração de 2,2% no volume de vendas voltadas ao Dia dos Namorados deste ano, estimado em 2,54 bilhões de reais, quando comparado ao de 2022. A entidade aponta a alta da taxa de juros e o endividamento das famílias como causas para a baixa no consumo, apesar da desaceleração da inflação. Filho do publicitário João Doria, que criou a data de celebração em 1948, o ex-governador de São Paulo João Doria Jr diz que o clima econômico desfavorável para o varejo não ofusca os ganhos advindos da data. “Assim como no caso de Natal, Dia das Mães e Black Friday, a intensidade do aumento das vendas no Dia dos Namorados varia de acordo com o humor da economia e a capacidade de consumo dos brasileiros. Hoje há menos desejo de compra, de consumo, mas a data segue positiva para o varejo”, comenta em entrevista à coluna. 

O CNC coloca que a inflação dos bens e serviços associados ao Dia dos Namorados é de 8,7% ao ano, registro inferior ao de 2022, quando o aumento nos preços era de 10,5% ao ano. Entretanto, persiste um cenário de fragilidade nas condições de consumo ao longo do primeiro semestre de 2023, fazendo com que as vendas do Dia dos Namorados voltem ao patamar de 2019. As maiores taxas de juros em mais de cinco anos e o comprometimento de 31% da renda média dos consumidores com amortização e serviços da dívida explicam o número desanimador, segundo a entidade.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade
Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.