O que os motoristas de aplicativos querem do governo
Ajuda do governo para trocar seus veículos, com linhas de financiamento ou incentivos
Motoristas por aplicativos querem ajuda do governo para trocar seus veículos, com linhas de financiamento ou incentivos. Essa é a principal demanda citada por trabalhadores (52%), em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com motoristas parceiros da Uber em todo o país. Outros 21% disseram preferir que o poder público não interfira na atividade, enquanto 17% defenderam a criação ou aprimoramento de uma previdência específica para motoristas de aplicativo.
As ações voltadas à qualificação profissional aparecem em seguida, com 7% das menções, enquanto propostas como melhorar a remuneração, definição de tarifa por quilômetro rodado e reduzir impostos foram apontadas por apenas 1% dos entrevistados. Os resultados revelam que as prioridades dos motoristas estão concentradas em medidas práticas, que impactam diretamente nos custos envolvidos em sua atividade nos aplicativos.
Ainda de acordo com a pesquisa, os custos relacionados ao veículo, como manutenção e conserto, são apontados como as maiores preocupações de médio e longo prazo pelos motoristas (49%). Na sequência está o medo de assaltos (37%), seguido pelo receio de perder a renda por não poder dirigir por causa de acidentes (36%) ou doenças (31%).
O Datafolha ouviu aleatoriamente 1.800 motoristas com cadastro ativo na plataforma da Uber, em todas as regiões do país, entre os meses de maio e agosto de 2025.
‘Lula foi surpreendido e, com o caos já instalado, deu um presente para a direita’
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’







