O Airbnb encomendou uma pesquisa sobre os impactos de uma lei aprovada em Nova York, nos Estados Unidos, que regulamenta o aluguel por temporada na cidade. O levantamento, abordado de forma crítica pela empresa, aponta que 18% dos turistas têm menos interesse em viajar para a cidade ao ter conhecimento sobre as novas regras restritivas. As novas regras contemplam normas como a proibição de moradores de compartilharem a casa em que moram quando estão ausentes por motivo de trabalho ou viagem e impedir que os anfitriões tenham fechaduras internas nas portas dos quartos.
Segundo o levantamento, 65% dos entrevistados dizem que estão menos propensos a visitar a cidade devido ao recente aumento nos preços dos hotéis. Já 54% afirmam que estão mais propensos a reservar estadias de aluguel por temporada por meio de plataformas não regulamentadas.
A pesquisa, realizada pelo grupo Penta a pedido do Airbnb, entre 17 e 22 de novembro de 2023, escutou mais de 1.000 pessoas que estiveram na cidade nos últimos seis meses ou que têm uma visita planejada para os próximos seis meses. Nova York pode perder mais de 1 bilhão de dólares em gastos com turismo. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, a cidade de Nova York atraiu 56,7 milhões de visitantes em 2022, gerando 6,2 bilhões de dólares em receitas scais e 344 mil vagas de emprego.