ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Petrobras atinge pior nível em dois anos e acende alerta na bolsa

Estatal desaba na bolsa de valores em reação à queda nos preços do petróleo

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 abr 2025, 16h41 - Publicado em 11 abr 2025, 13h15

A Petrobras atinge nesta sexta-feira 11 o seu menor valor de mercado em dois anos. As ações da estatal recuaram 6,5% na última quinta-feira 10 e voltam a cair 1% nesta sexta-feira. Por volta do meio-dia, os papéis eram negociados a pouco mais de 30 reais por ação — marca que não era vista desde 2023. A empresa sofre com a forte desvalorização dos preços do petróleo no mercado internacional. O petróleo tipo Brent é vendido a 63 dólares por barril nesta sexta, um dos menores valores desde 2020. O movimento é uma reação à política de tarifas de importação do presidente americano Donald Trump e de um risco cada vez maior de uma recessão a níveis globais nos próximos meses — o que derrubaria a demanda por petróleo no mundo todo.

Os preços da gasolina no Brasil já estão 7% acima da paridade internacional, ou 20 centavos por litro. O cenário nebuloso no setor de petróleo pode afetar o pagamento de dividendos da Petrobras aos seus acionistas. “Colocamos aqui em questão a possibilidade de um cenário mais restritivo para a distribuição de dividendos extraordinários. Apesar do endividamento da empresa razoavelmente sob controle, o preço futuro esperado no Brent é um dos fatores que acabam por embasar a decisão de decisão de distribuição de dividendos extraordinários”, escrevem os analistas da Genial Investimentos em relatório enviado a clientes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.