ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Piso de enfermagem preocupa setor privado e cria tensão na bolsa

VEJA Mercado: analistas temem por demissões e fechamento de leitos

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 abr 2023, 19h23 - Publicado em 19 abr 2023, 12h53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um projeto que estabelece o piso salarial dos enfermeiros em 4,75 mil reais por mês. O governo garante arcar com as despesas de hospitais públicos a níveis federal, estadual e municipal, assim como de instituições particulares que tenham pelo menos 60% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem um custo de 7,3 bilhões de reais e será enviado ao Congresso. A proposta ainda estabelece a transferência de qualquer superávit do governo federal para estados e municípios entre os anos de 2023 e 2027. Na bolsa de valores, a proposta preocupa as empresas privadas e cria tensão entre alguns analistas. A leitura é de que algumas operadoras podem não conseguir arcar com as novas despesas e, por consequência, podem demitir e fechar leitos. O governo garante arcar com os reajustes das instituições que atendem majoritariamente pelo SUS, apenas.

“Encontrar soluções de financiamento para o segmento privado continua sendo um obstáculo para novos pisos salariais”, avaliam os analistas do BTG Pactual. “O piso da enfermagem representa um risco para o sistema de saúde brasileiro inteiro, uma vez que instituições privadas (os maiores empregadores do setor) que não conseguirem arcar com os custos deverão fechar leitos, levando a precarização do cuidado da saúde no país, e onerando ainda mais o SUS”, temem os analistas da Genial Investimentos. Por volta das 13h, as ações de Hapvida e Qualicorp recuavam 3%.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.