Salário segue como prioridade máxima em trocas de emprego, mostra pesquisa
Sete a cada dez trabalhadores temem que custo de vida ultrapasse salário
O salário e a remuneração são os principais fatores observados por pessoas que buscam um novo emprego. A conclusão — observada também em 2024 — é de um estudo global da consultoria de gestão organizacional Korn Ferry, que aponta para uma preocupação dos trabalhadores com a alta dos preços: 70% dos entrevistados temem que o custo de vida ultrapasse seu salário atual. Apesar disso, a maioria dos trabalhadores ao redor do mundo acredita que conseguiria um novo emprego caso precisasse. Apenas 10% da amostra global, contudo, declarou estar se candidatando ativamente a vagas ou participando de entrevistas em processos seletivos.
Atrás de salário e remuneração, os aspectos do trabalho mais valorizados pelos profissionais são: estabilidade, as atribuições do cargo, benefícios em geral e flexibilidade de carga horária, respectivamente.
A Korn Ferry entrevistou mais de 15.000 profissionais para entender como eles se sentem em relação ao trabalho. A pesquisa Workforce 2025 incluiu participantes de diferentes níveis hierárquicos — de cargos operacionais a CEOs — em 10 grandes mercados: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Austrália, Japão e Índia.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:







