ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Exportações são suspensas e indústria já sente baque de tarifas, diz Fiemg

VEJA Mercado: ordens para os meses de setembro e outubro são canceladas por causa tarifas de 50%; setor teme diminuição de empregos e atividade econômica

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jul 2025, 12h11 - Publicado em 14 jul 2025, 08h00

VEJA Mercado | 14 de julho de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta segunda-feira, 14. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, publicou uma carta no último domingo em que defende a instituição dos ataques promovidos pelo presidente americano Donald Trump ao longo da última semana. Barroso afirma que as tarifas de 50% contra o Brasil foram fundadas em compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos e que diferentes visões de mundo “não dão direito a ninguém de torcer a verdade”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Rui Costa afirmaram que o decreto da regulamentação da reciprocidade contra os EUA será discutido e anunciado ao longo da próxima semana. A audiência de reconciliação entre o Executivo e o Legislativo sobre os decretos do IOF também está marcada para esta semana no STF.

No exterior, um assessor da Casa Branca confirmou que as razões das tarifas contra o Brasil são políticas, e não econômicas. Kevin Hassett afirmou em entrevista à ABC que as tarifas sobre o Brasil são muito mais altas por causa da “frustração” do presidente dos EUA em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma pesquisa da Bloomberg revelou que os preços de bens e serviços tiveram a maior alta em cinco meses nos EUA por causa das tarifas de importação. O preço do café, por exemplo, já subiu 20% nos últimos 12 meses.

Diego Gimenes entrevista Flavio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), e Pedro Ros, presidente da Referência Capital. Roscoe falou sobre a força tarefa do setor privado para encontrar alternativas às tarifas de 50% dos EUA contra o Brasil e o tamanho dos efeitos sobre a economia doméstica caso as taxas de fato entrem em vigor a partir de agosto. “As empresas já estão tendo ordens canceladas a partir dos embarques de setembro e outubro, mas o de agosto ainda estão mantidos. A perspectiva é péssima e há o risco de diminuição de empregos e de atividade econômica”, disse. Já Ros comenta os efeitos em bolsa, os setores mais atingidos e os possíveis impactos negativos sobre o ritmo de crescimento do PIB. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.

Continua após a publicidade

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.