ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Tarifas devem acentuar queda do PIB e atingir em cheio crescimento do país

Bancos escrevem em relatórios que processo de desaceleração no ritmo de crescimento do PIB deve se acentuar com novas tarifas de Donald Trump

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2025, 15h00 - Publicado em 10 jul 2025, 14h58

Os economistas do banco americano J.P Morgan estimam um efeito negativo de até 1,2% no crescimento do PIB do Brasil por ano por causa das novas tarifas-base de 50% anunciadas pelo presidente americano Donald Trump. A taxação extra das importações brasileiras é classificada pelo banco como um banho de água fria para o mercado acionário brasileiro, que vinha registrando uma sequência de entradas de capital estrangeiro nos últimos três meses. “Dito isso, o risco para nossa previsão já pessimista de crescimento para o segundo semestre de 2025 e além é ainda maior. O efeito sobre os preços domésticos no Brasil é incerto. Embora a maior disponibilidade de produtos antes exportados no mercado interno possa reduzir preços, o comportamento da taxa de câmbio terá papel crucial”, escrevem.

Os analistas da XP Investimentos enxergam a situação de forma similar. Eles entendem que o impacto direto sobre o crescimento do PIB via comércio já em 2025 será de 0,3 ponto percentual entre os meses de julho e dezembro. Para 2026, a previsão é de uma queda de 0,5 ponto percentual do PIB. “Além disso, o impacto pode ser ampliado por condições financeiras mais apertadas. Embora difícil de mensurar, esse canal não deve ser desprezado e dependerá da resposta do governo brasileiro e da possibilidade de ‘desescalada’ desse conflito comercial”, dizem. O J.P Morgan e a XP Investimentos ainda não mudaram oficialmente as projeções de crescimento do PIB do Brasil.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.