TikTok Shop é a nova rival de Mercado Livre e Shopee e vendas surpreendem
A guerra do frete grátis ganhou um concorrente de peso

A TikTok Shop chegou para valer e se transformou em uma concorrente das tradicionais varejistas Mercado Livre e Shopee. A plataforma chinesa lançou seu marketplace no último mês de maio e os números de vendas já surpreendem alguns analistas. O Itaú BBA afirma que a nova plataforma de vendas do TikTok apresenta resultados chamativos e que a categoria Beleza e Cuidados Pessoais é responsável, sozinha, por cerca de 20% das vendas. “A TikTok Shop foi lançada no Brasil em maio e cresceu de cerca de 1 milhão de dólares em maio (de acordo com o monitoramento da Tabcut) para 25,7 milhões em julho e, em seguida, para 46,1 milhões em agosto”, escrevem os analistas em relatório enviado a clientes.
A disparada nas vendas da plataforma representa apenas 2% das vendas do Mercado Livre no período, mas já torna a TikTok Shop mais significativa na narrativa competitiva no Brasil para os analistas do Itaú BBA. “O Brasil é o terceiro maior mercado do TikTok em número de usuários, o que confere à iniciativa comercial um amplo alcance e uma base de influenciadores que pode ser mobilizada rapidamente”, dizem. Os analistas acreditam que o cenário competitivo atual do Brasil no varejo é o mais acirrado já visto na história e que o Mercado Livre continua líder no mercado online e com mais de 40% de participação de mercado, mas que a Shopee está gradualmente diminuindo a diferença.