ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

A vertiginosa queda do dólar está na conta do Brasil ou dos EUA?

VEJA Mercado: especialistas repercutem as 12 sessões seguidas em baixa, falas de Haddad sobre inflação de alimento e dívida pública na casa dos trilhões

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 fev 2025, 12h20 - Publicado em 5 fev 2025, 09h00

VEJA Mercado | 05 de fevereiro de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta quarta-feira, 5. O dólar comercial registra a maior sequência de sessões consecutivas em queda desde o ano de 2005. São 12 sessões seguidas em baixa. No pregão de ontem, a moeda americana chegou a custar 5,75 reais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse a jornalistas que está confiante na redução da inflação e na melhora de indicadores econômicos nos próximos meses. Ele disse que a queda do dólar, que saiu da faixa dos 6,20 reais para o atual nível de 5,75 reais, bem como a previsão de safras recordes da agricultura em 2025, serão fatores preponderantes para ajudar a arrefecer os preços dos alimentos.

Haddad afirmou ainda que o pacote fiscal já provocou uma contenção de 30 bilhões de reais no orçamento de 2025 que deve ser votado nos próximos dias. Por outro lado, a dívida pública federal subiu 12% no ano passado e chegou a 7,3 trilhões de reais.

Nos mercados, o sobe e desce e a volatilidade reinam enquanto os investidores aguardam os desdobramentos do tarifaço do presidente americano Donald Trump. As tarifas da China ao petróleo, gás e carvão dos Estados Unidos podem abrir uma oportunidade ao Brasil, é o que acredita o Instituto Brasileiro de Petróleo. Diego Gimenes entrevista Alison Correira, sócio-fundador da Top Gain. Bruna Allemann, chefe de investimentos internacionais da Nomos, também participa do programa. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify.

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Continua após a publicidade

Oferecimento de JHSF

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.