‘Fecha-se o Congresso’: o desabafo de deputado sobre debate do IOF no STF
VEJA Mercado: deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) critica alternativa via Justiça e reconhece contradição do Congresso ao aprovar aumento de deputados
VEJA Mercado | 26 de junho de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta quinta-feira, 26. O presidente americano Donald Trump afirmou que Israel e o Irã não devem mais se atacar e que a guerra entre os países chegou ao fim. Trump disse que deseja acompanhar a reconstrução do Irã e sinalizou até mesmo um afrouxamento nas sanções contra os iranianos — embora não tenha confirmado oficialmente nenhuma medida. O presidente americano agora mudou de rota e passou a ser questionado sobre os conflitos entre Rússia e Ucrânia. Trump disse que a guerra entre os países é mais complexa, mas que pode oferecer novos mísseis Patriot aos ucranianos. Ele e Volodymir Zelensky se reuniram durante a cúpula da Otan.
No Brasil, o presidente Lula disparou para todos os lados. Criticou Trump ao dizer que o presidente americano deveria ser “menos internet e mais chefe de Estado”. Lula questionou ainda “onde estaria o espírito cristão dos empresários” ao falar sobre o equilíbrio fiscal do país. O governo está em xeque por causa do polêmico pacote de aumento de impostos que foi definitivamente derrubado pelo Congresso Nacional. O Senado aprovou o aumento no número de deputados federais para 531.
Diego Gimenes entrevista Pedro Feliú, professor e pesquisador da USP, e o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). Os acenos de Donald Trump à Ucrânia e a possível interferência americana na guerra contra a Rússia foram assuntos do programa. Já o deputado respondeu sobre a derrubada do IOF, o projeto que discute o acúmulo de salários e aposentadorias e o polêmico aumento no número de deputados federais do Brasil. Ele desabafou e criticou a possível judicialização do IOF no STF. “Fecha-se o Congresso, não tem necessidade de se ter deputados e senadores”, disse. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.