ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

A agressividade de Lula que paulatinamente isola o Brasil do mundo

VEJA Mercado: revista britânica The Economist critica Lula em artigo e diz que presidente perde influência no exterior ao adotar "linguagem agressiva"

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jun 2025, 11h18 - Publicado em 30 jun 2025, 08h00

VEJA Mercado | 30 de junho de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta segunda-feira, 30. A renomada revista britânica The Economist publicou um artigo no último final de semana em que afirma que o presidente Lula perdeu sua influência no exterior e se tornou uma figura impopular no Brasil. Ela cita a “linguagem agressiva” adotada na diplomacia que faz o país se tornar hostil ao Ocidente. A revista diz que o presidente Lula é um “líder pouco pragmático” e lembra que o país não faz esforço algum para estreitar relações com parceiros históricos como os Estados Unidos e a Argentina. A The Economist ainda alerta para a baixa popularidade de Lula como um desafio para as eleições de 2026.

No exterior, a Agência Internacional de Energia Atômica afirma que o Irã pode enriquecer urânio para bomba nuclear em questão de meses. Rafael Grossi, chefe da agência, disse em entrevista à CBS News que os ataques dos EUA causaram danos graves, mas não totais às instalações do país. O Irã nega os plano de obter armas nucleares, mas diz ter direito de enriquecer urânio.

O presidente americano Donald Trump afirmou ter conversado com partes envolvidas na guerra entre Israel e o Hamas e diz acreditar em um cessar-fogo na guerra promovida entre os grupos dentro de uma semana. Diego Gimenes entrevista Patrícia Krause, economista-chefe da Coface na América Latina. A especialista fala sobre o artigo da revista britânica The Economist e diz que o pragmatismo da diplomacia brasileira já prevaleceu em momentos anteriores e deveria ser adotado pelo atual governo. A crise fiscal e a possível judicialização da alta do IOF também são assuntos da edição. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.