ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Incoerência: Lula ataca Motta e expõe fragilidade de sua narrativa fiscal

VEJA Mercado: Marcos Mendes, economista e pesquisador associado do Insper, fala sobre alta do IOF, justiça social e os paradoxos das contas públicas

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 jul 2025, 11h50 - Publicado em 2 jul 2025, 08h00

VEJA Mercado | 02 de julho de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta quarta-feira, 2.O presidente Lula defendeu publicamente o ministro Fernando Haddad e definitivamente partiu para o confronto contra o Congresso Nacional e até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o lançamento do Plano Safra, o presidente culpou o Congresso por “não diminuir os privilégios” dos mais ricos e criticou a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia ao dizer que ela não gera empregos. Lula ainda criticou o preço dos ovos e das carnes e perguntou “onde está a greve das galinhas”. Ele ainda chamou Bolsonaro de frouxo e afirmou que “jamais pediria Pix ou anistia antes de ser condenado”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu trabalhar durante o recesso forense e pode decidir a qualquer momento o futuro do aumento na cobrança do IOF. Ele já é o relator de uma ação do PSOL sobre o assunto e deve receber também um processo da Advocacia-Geral da União (AGU) pedindo a inconstitucionalidade da derrubada do IOF promovida pelo Congresso. Hugo Motta afirmou que a Câmara e o Senado vão trabalhar contra o aumento de impostos. Nos mercados, a Faria Lima tenta ignorar a tensão em Brasília e o Ibovespa segue negociado próximo das máximas nominais de pontos. O dólar comercial é vendido abaixo dos 5,50 reais.

Diego Gimenes entrevista Marcos Mendes, economista e pesquisador associado do Insper. O especialista afirmou que a defesa de Lula pelo fim da desoneração da folha é contraditória porque ela foi implementada no governo Dilma e “todos os governos do PT votaram a favor do programa”. Ele fez críticas ainda ao benefício, à judicialização do IOF e ironizou ao dizer que “é positivo que as pessoas aprendam” sobre a mudança no discurso de Lula e Haddad. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.