ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Lula e Haddad erram ao acentuar ódio social, diz Paulo Rabello de Castro

VEJA Mercado: ex-presidente do BNDES e do IBGE critica judicilização da alta do IOF e diz que governo já está a serviço das eleições de 2026

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jul 2025, 12h08 - Publicado em 1 jul 2025, 08h00

VEJA Mercado | 01 de julho de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta terça-feira, 1°. O ministro Alexandre de Moraes será o relator da ação movida pelo PSOL contra a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso Nacional. O decreto caiu na última semana e o PSOL se antecipou até mesmo ao governo e recorreu ao Supremo com o argumento de que a derrubada é inconstitucional. O presidente Lula aguarda o aval da Advocacia-Geral da União (AGU) para também entrar com uma ação no STF. O ministro Jorge Messias, da AGU, confirmou que o governo vai ingressar com uma nova ação no Supremo pedindo a inconstitucionalidade da derrubada do Congresso.

Em Brasília, o ministro Fernando Haddad adotou um tom eleitoral para defender as medidas do governo e defendeu a narrativa de que os mais ricos vão pagar pelo ajuste fiscal. Haddad disse que “o governo não será intimidado e vai promover a justiça social”. Na manhã desta terça-feira, o ministro afirmou que Hugo Motta, presidente da Câmara, não cumpriu o combinado com o Planalto e pediu explicações a ele. Motta disse não ter traído o governo e que avisou sobre risco de derrubada da MP. Em jantar promovido pelo empresário João Doria, o chefe da Câmara disse ainda que “ouvindo menos, a gente erra mais”.

Nos mercados, o dólar comercial fechou o dia cotado a 5,43 reais e acumula uma queda de 12% no primeiro semestre. Os economistas do banco Santander acreditam em um movimento estrutural de enfraquecimento do dólar no mundo e cita as confusas e contraditórias políticas comerciais e anti-imigração do presidente Donald Trump como as maiores razões desse movimento. Diego Gimenes entrevista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do IBGE e do BNDES. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.