ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Brasil tem outras portas caso Trump se volte contra o país, diz Agostini

VEJA Mercado: economista-chefe da Austin Rating diz que postura do presidente Lula é adequada e que eventuais tarifas contra o país podem sair pela culatra

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 fev 2025, 12h59 - Publicado em 4 fev 2025, 09h00

VEJA Mercado | 04 de fevereiro de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados entre perdas e ganhos na manhã desta terça-feira, 4. As trapalhadas e idas e vindas do presidente americano Donald Trump provocaram um terremoto nos mercados. A execução das tarifas de 25% sobre produtos importados mexicanos e canadenses e de 10% sobre os chineses foram respondidas pelos investidores por meio das quedas nas bolsas mundo afora e da valorização do dólar frente às principais moedas estrangeiras. No meio do dia, entretanto, o presidente voltou atrás e decidiu suspender por um mês as tarifas contra o México. A decisão aconteceu depois de uma reunião com Claudia Sheinbaun, presidente do México, que prometeu reforçar as fronteiras e fortalecer o combater o tráfico de fentanil. As bolsas inverteram de sinal e o dólar passou a cair.

No Brasil, a moeda americana encerrou o pregão cotada a 5,81 reais, o menor valor desde novembro de 2024. O Brasil ultrapassou a Argentina em um ranking indigesto: o de juros mais altos do mundo. O levantamento foi feito pela consultoria MoneYou e indica a inversão de posição dos países depois de o Banco Central brasileiro elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual e o argentino em cortar os juros em 3 pontos percentuais.

A situação deve piorar porque a previsão de economistas é que a taxa Selic encerre o ano de 2025 a 15% ao ano, segundo o último Boletim Focus. A ata da última reunião do Copom foi divulgada nesta terça-feira e dá mais detalhes da última decisão do comitê. Diego Gimenes entrevista Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Continua após a publicidade

Oferecimento de JHSF

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.