Supersafra e queda do dólar devem reduzir inflação, diz Alexandre Chaia
VEJA Mercado: economista e professor do Insper diz que IPCA foi ligeiramente abaixo da expectativa e que "medidas drásticas" podem atrasar melhora
VEJA Mercado | 12 de março de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta quarta-feira, 12. O IBGE divulgou há pouco a inflação oficial de fevereiro e o índice de preços encerrou o mês com alta de 1,31%, a maior para o mês desde 2003, 22 anos atrás. O IPCA não subia tanto em um único mês desde março de 2022, quando subiu 1,62%. Os custos de energia elétrica pesaram negativamente no índice, enquanto o grupo de alimentação e bebidas teve alta de 0,7% no mês. O presidente Lula enviou alguns recados ao presidente americano Donald Trump durante discurso em um evento em Minas Gerais (MG). Lula pediu para que Trump “fale manso” porque “gosta de ser respeitado”. Ele disse ainda que “não adianta ficar gritando de lá” porque aprendeu a “não ter medo de cara feia”. O presidente se referiu às tarifas que Trump tem imposto a alguns países.
O presidente americano dobrou de 25% para 50% as tarifas sobre o aço e o alumínio canadenses, mas voltou atrás horas depois. Por outro lado, os EUA confirmaram que as tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio passaram a vigorar nesta quarta-feira, e elas afetam negativamente o Brasil. O Banco Central Europeu (BCE) calcula que as novas tarifas de Trump podem reduzir em 0,5 ponto percentual o PIB global. Em 50 dias da era Trump, as bolsas de Nova Iorque têm o pior desempenho desde 2009. Diego Gimenes entrevista Alexandre Chaia, economista e professor do Insper. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo nas redes sociais e no VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify.
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify
Oferecimento de JHSF