Há uma piora no sentimento do americano sobre Trump, diz Marcelo Karvelis
VEJA Mercado: CEO da AVIN Asset diz que consumidores e empresários estão frustrados com primeiras ações do republicano; desaprovação sobe em pesquisas
VEJA Mercado | 18 de março de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta terça-feira, 18. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, decolou e voltou a ultrapassar a barreira dos 130 mil pontos pela primeira vez em 2025. O índice subiu 1,5% no último pregão e chegou a bater os 131 mil pontos. O dólar comercial seguiu caminho oposto e fechou em queda de 1%, cotado a 5,68 reais, o nível mais baixo do ano e o menor desde o último mês de novembro. Investidores reagem positivamente à divulgação de dados econômicos na China. A bolsa também é beneficiada pela entrada de capital estrangeiro no país, que já chega a 11 bilhões de reais no acumulado do ano.
A OCDE publicou um estudo em que revela que o Brasil é o país de maior ganho real de salários desde 2019, antes da pandemia de coronavírus — tendo desempenho superior ao de países desenvolvidos, como Estados Unidos e Reino Unido. O relatório também cita as baixas taxas de desemprego do país, mas alerta que as políticas tarifárias de Donald Trump devem provocar uma desaceleração do crescimento da economia mundial.
O banco Itaú reduziu de 15,75% para 15,25% ao ano a previsão para a taxa Selic ao final de 2025. Os economistas afirmam em relatório enviado a clientes que a valorização do real frente ao dólar neste início de ano provocou uma leve melhora no cenário local. Diego Gimenes entrevista Marcelo Karvelis, CEO da AVIN Asset. O especialista afirma que os americanos estão frustrados com as primeiras ações de Donald Trump na Casa Branca e que a confiança de consumidores e empresários caiu. Uma pesquisa AtlasIntel revela que a desaprovação de Trump já ultrapassa a aprovação entre o eleitorado americano. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify.
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify
Oferecimento de JHSF