Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Nem Petrobras salva: a péssima reação da bolsa à inflação e risco fiscal

VEJA Mercado: Pedro Rodrigues, do CBIE, e Maurício Valadares, da Nau Capital, debatem balanço surpreendente da estatal e expectativas frustradas no fiscal

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 nov 2024, 11h28 - Publicado em 8 nov 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VEJA Mercado | 8 de novembro de 2024.

    As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta sexta-feira, 8. A Petrobras reverteu o prejuízo do segundo trimestre e registrou um lucro de 32,5 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2024. A cifra é 22% maior em relação ao mesmo período do ano passado e está acima das projeções de analistas — que apontavam um lucro de 31 bilhões de reais. A estatal anunciou ainda um pagamento de 17 bilhões de reais em dividendos aos seus acionistas. A União terá direito a quase 7 bilhões de reais desse montante.

    No mercado, a expectativa pelo anúncio do pacote de cortes de gastos foi frustrada. Uma nova reunião na tarde desta sexta-feira, 8, pode fechar as propostas. Boatos de que as medidas trariam uma economia de aproximadamente 15 bilhões de reais pegaram mal no mercado e derrubaram o Ibovespa ontem. O ministério da Fazenda negou em nota que o pacote final traria esses valores.

    O Federal Reserve cortou em 0,25 ponto percentual as taxas de juros americanas, que caíram para o intervalo entre 4,5% e 4,75% ao ano. Jerome Powell, presidente da instituição, minimizou os efeitos da eleição de Donald Trump sobre a política monetária e rechaçou a possibilidade de renunciar ao cargo caso Trump o pedisse.

    Diego Gimenes entrevista Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Também participa do programa Maurício Valadares, diretor de investimentos da Nau Capital. Rodrigues afirmou que o balanço anima do ponto de vista de mercado e que a gestão de Magda Chambriard é mais silenciosa e com menos ruídos que o esperado, mas que a publicação do plano estratégico da companhia no final do mês será fundamental para apontar o norte para os próximos anos.

    Continua após a publicidade

    Já Valadares falou sobre as expectativas frustradas do mercado em relação ao pacote de cortes de gastos. O ministério da Fazenda nega que as medidas vão reduzir em apenas 15 bilhões as despesas, mas os investidores já não acreditam mais em um pacote robusto de propostas. Para piorar, o IPCA de outubro foi mais alto que o esperado e identificou pela primeira vez um estouro da meta de inflação, podendo demandar novas altas de juros pelo Banco Central, segundo o especialista. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.

    Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

    Oferecimento de JHSF

    Publicidade
    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.