Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Escravidão, Independência e Diretas Já: os fatos mais lembrados no Brasil

Pesquisa da Febraban mostra ainda que 60% dos brasileiros do Sudeste não sabem do bicentenário da emancipação de Portugal

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jan 2022, 18h51 - Publicado em 12 jan 2022, 18h30

Às vésperas do aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, 60% dos brasileiros que vivem na região Sudeste não sabem da comemoração.

É o que mostra a última pesquisa do Observatório Febraban-Ipespe, realizada em novembro.

Segundo a sondagem, após tomar conhecimento do bicentenário, 50% dos entrevistados responderam que o Brasil “tem o que comemorar”.

Entre os fatos históricos mais lembrados pela população do Sudeste, aparecem a abolição da escravidão (51%), a Independência (31%), a redemocratização iniciada em 1985 (17%) e a Operação Lava-Jato (16%).

Quando perguntados sobre qual o melhor símbolo para traduzir o Brasil, a natureza é tida como a definição mais precisa do país para 55% dos entrevistados, seguida pelo seu povo (37%), futebol (27%) e a dimensão continental do território (25%).

Continua após a publicidade

A fé (53%) e a criatividade (37%) são as características que melhor definem os brasileiros, segundo os entrevistados dos estados do Sudeste.

A pesquisa Febraban-Ipespe, que buscou investigar as percepções e expectativas para 2022 e para os 200 anos da Independência política brasileira, também entrevistou pessoas das cinco regiões do país.

Nesse recorte nacional, a sondagem constatou que mais da metade dos brasileiros (53%) se diz satisfeita com a vida no país — particularmente ao ver a si e sua família com boa saúde após a grave e longa crise sanitária.

Continua após a publicidade

O número de pessoas que acredita em tempos melhores para o país em longo prazo (56%) supera os que acham que o Brasil estará pior daqui a 10 anos (18%).

Para 54% dos entrevistados, a saúde ainda é o maior desafio a ser enfrentado após o controle da pandemia. A fome e a pobreza foram citadas por 37% das pessoas ouvidas na pesquisa, enquanto a educação foi lembrada por 35% dos entrevistados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.