Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

A carta da União Europeia que alinhou o governo Lula e a bancada ruralista

Líderes políticos do agro veem medida de protecionismo comercial em ameaça de sanções ambientais extras no acordo com o Mercosul

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h24 - Publicado em 7 jul 2023, 14h01

Em geral críticos e mesmo opositores do governo Lula, ruralistas são só elogios às manifestações públicas de indignação do presidente da República sobre a carta adicional da União Europeia que prevê sanções ambientais extras no acordo com o Mercosul.

“Vamos a Bruxelas discutir com a União Europeia e os países da América Latina, e precisamos ter uma resposta do que nós queremos para consolidar o acordo. Nós queremos fazer uma política de ganha-ganha, a gente não quer fazer uma política em que eles ganhem e a gente perca”, afirmou Lula durante o programa Conversa com o Presidente na útima terça-feira.

Líderes políticos do agro consideram a narrativa de preocupação ambiental dos europeus e as ameaças de sanções adicionais uma “nítida” medida de protecionismo comercial aos produtores rurais da França e da Alemanha em relação à competitividade do Brasil no setor.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR) saiu de uma reunião com Geraldo Alckmin nesta semana seguro de que a bancada está alinhada com o governo Lula na demanda por reciprocidade em relação às exigências da UE.

Apresentou ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços um projeto de lei do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) que, na hipótese de o Brasil sofrer sanções ambientais dos europeus, taxaria produtos importados do bloco à proporção da disparidade entre as duas partes nas taxas de matriz energética renovável e preservação de mata nativa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.