Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A guerra por tarifas entre a indústria nacional e importadores de pneus

Empresas que atuam no Brasil pediram à Camex que aumente a tarifa de importação dos produtos dos atuais 16% para 35%, e já aumentaram preços

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 jun 2024, 13h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em resposta a um “surto de importações” de pneus de países asiáticos no Brasil, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos pediu à Camex, a Câmara de Comércio Exterior, que aumente a tarifa de importação de pneus de carga e de passeio dos atuais 16% para 35%.

    Antes mesmo da decisão, que deve ocorrer entre o fim de junho e o início de julho, empresas como Bridgeston, Goodyear, Pirelli e Prometeon já anunciaram nos últimos dias aumentos de 2% a 5% nos preços dos produtos.

    No pleito à Camex, as associadas da Anip dizem que têm sido “seriamente prejudicadas pela entrada maciça de importações de pneus, originários especialmente dos países asiáticos”.

    “Por exemplo, em 2023, considerando todos os tipos de pneus importados pelo Brasil, apenas China, Vietnã, Malásia, Índia, Japão e Tailândia corresponderam a mais de 87%. Além disso, é importante destacar o aumento bastante relevante dessas importações os últimos 4 anos, as importações brasileiras totais de pneus aumentaram 182%”, afirma a associação.

    Caso a tarifa seja aumentada, importadoras apontam que o mercado será desmontado no Brasil. “Não haverá mais importadores de pneus no país. Seis empresas estrangeiras irão ditar os preços dos produtos, impactando no frete e diretamente na inflação”, diz Ricardo Alípio, presidente da Abidip, a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus.

    Continua após a publicidade

    A entidade aponta que a tarifa de importação de pneus chegou a ser zerada em 2021 por conta do aumento dos custos do frete marítimo com reflexos diretos nos preços do transporte rodoviário nacional. E que, no ano passado, foi reajustada para 16% após pedido da Anip. Além disso, o custo do frete marítimo vem aumentando nos últimos meses, o que estaria pressionando o mercado de importados.

    Com o reajuste de 16% para 35% na importação, o setor estima aumento dos custos dos pneus em cerca de 20%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.