Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A três dias da eleição, rotina da PF é apreender dinheiro vivo

Polícia tem intensificado fiscalizações na reta final do 2º turno; no Amazonas nesta semana, agentes apreenderam cerca de R$ 81.000 mil em espécie

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 27 out 2022, 13h57

A PF intensificou na última sexta-feira a fiscalização em aeroportos e portos do país com o intuito de reprimir crimes eleitorais nos dias que antecedem o segundo turno da disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). No estado do Amazonas, por exemplo, agentes apreenderam na última semana pouco mais de 81.000 reais em dinheiro vivo, a maior parte trocada em notas pequenas, com pessoas suspeitas de praticarem crimes eleitorais. A polícia investiga se as notas serviriam para a compra de votos.

Segundo comunicado da PF, na última terça-feira, um homem foi detido no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, embarcando com 5.050 reais em espécie na mala. Funcionário público comissionado, ele, que viajava ao interior do Amazonas, não justificou a procedência dos recursos e foi levado para a superintendência da PF para esclarecimentos. No mesmo dia, uma equipe no porto de Manaus abordou um advogado durante uma fiscalização e flagrou que ele carregava 33.000 reais em dinheiro vivo, trocado em notas pequenas. Ele também foi detido para esclarecimentos.

Na manhã de quarta, foram encontrados 19.000 reais em espécie em uma aeronave que partiria do Aeroclube do Amazonas, na capital, rumo a uma localização no interior. O dinheiro estava em uma caixa de papelão, sob a posse de um empresário, que foi levado para a delegacia. Se ficar comprovado que o dinheiro serviria para atividades ilegais de campanha, os três homens detidos podem ser enquadrados no artigo 350 do Código Eleitoral, pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão.

Agentes também encontraram dinheiro vivo em fiscalizações pelo interior do Amazonas. Na segunda, um homem foi preso desembarcando no aeroporto de Tabatinga, cidade na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, carregando 24.700 reais fracionados por vários bolsos da roupa que vestia. Com ele também foram encontrados santinhos eleitorais de um candidato a governador do Estado, cujo nome não foi divulgado pela PF. O homem foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de compra de votos e falsidade ideológica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.