O advogado, pastor evangélico e palestrante Fabiano Zettel se tornou neste segundo turno o líder de doações individuais para as campanhas de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas.
Na semana passada, ele desembolsou 3 milhões de reais para a campanha do presidente e 2 milhões de reais para o candidato bolsonarista ao governo de São Paulo.
Curiosamente, Zettel fez apenas uma doação no primeiro turno — transferiu 10.000 reais no dia 23 de setembro para o candidato a deputado federal Lucas Gonzalez (Novo-MG), que não conseguiu se eleger.
Com os três repasses que fez, ele se tornou o quarto maior doador dessas eleições, atrás apenas de Rubens Ometto (8,7 milhões de reais), Alexandre Grendene (6,4 milhões) e Salim Mattar (5,8 milhões). Os três são empresários.
Um detalhe importante: a doação em dinheiro nas eleições deve respeitar o limite de 10% dos rendimentos brutos declarados pelo doador à Receita Federal no ano anterior à eleição. No caso de Zettel, portanto, ele tem que ter recebido pouco mais de 50 milhões de reais somente em 2021. Caso o limite seja desrespeitado, ele poderá ter que pagar multa de até 100% da quantia em excesso.
Nascido em Belo Horizonte, o advogado é sócio da Magalhães & Zettel e tem como cliente a construtora mineira MRV.
Irmão da musa fitness Bella Falconi, ele criou ao lado dela o canal “Improváveis de Deus” e atua como pastor na igreja evangélica Bola de Neve Church, de Belo Horizonte.