Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Alckmin explica como será reação do governo ao tarifaço de Trump

Vice-presidente disse que haverá empenho para que o presidente americano volte atrás em relação às cobranças

Por Marcelo Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jul 2025, 17h36 - Publicado em 14 jul 2025, 17h21

Após uma série de conversas com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, explicou como serão os primeiros passos da reação à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de estabelecer um tarifaço aos produtos brasileiros a partir de agosto.

De acordo com o vice-presidente, haverá um empenho para que o presidente americano volte atrás em relação às cobranças, que ele classificou como “tarifa inadequada”.

O comitê criado para definir as estratégias e reações conversará nesta terça-feira com representantes do setor produtivo, que serão afetados pela iniciativa de Trump.

Haverá reunião amanhã com representantes do setor industrial, às 10h, na sede do MDIC. Às 14h, será a vez de ouvir nomes do setor do agronegócio. “Isso não vai se limitar a amanhã. Teremos outras conversas”, explicou Alckmin a jornalistas.

Ele destacou que também haverá conversas com entidades e empresas americanas, com quem o Brasil já possui parcerias.

Continua após a publicidade

O chefe do MDIC negou que o Executivo tenha procurado o governo americano para pedir uma diminuição da tarifa ou uma postergação do início da validade da medida.

“Governo não pediu nenhuma prorrogação de prazo e não fez nenhuma proposta sobre alíquota, sobre percentual. Queremos que o setor privado se mobilize, também com seus parceiros dos Estados Unidos, e o governo também o fará. O esforço e todo empenho é para rever essa tarifa inadequada”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.