Antes da ONU, Lula se reúne com CEO do TikTok em Nova York
Plataforma foi objeto de gafe diplomática após vazamento de queixa de Janja em jantar com Xi Jinping sobre conteúdo nocivo a crianças e viés de direita
O presidente Lula se reúne nesta segunda-feira com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, em Nova York, na residência oficial do representante permanente do Brasil na ONU, onde o petista está hospedado.
Em maio, a primeira-dama Janja pediu a palavra em jantar oferecido pelo presidente da China, Xi Jinping, para reclamar que a plataforma propagaria conteúdos nocivos a crianças no país e favoreceria a direita na batalha digital contra o governo Lula.
Segundo Lula, o presidente chinês teria se comprometido a destacar técnicos de seu governo para discutir o assunto, mas, em junho, uma comitiva de especialistas do Executivo brasileiro viajou à toa para Pequim, sem conseguir se encontrar com o TikTok.
Além disso, a rede social é um dos principais temas do momento na relação entre os Estados Unidos e a China. Nos últimos dias, Donald Trump anunciou que as potências teriam chegado a um acordo para a plataforma operar sob controle americano nos EUA.