Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As medidas do Botafogo após Uruguai vetar torcida visitante contra Peñarol

Clube alvinegro aciona Itamaraty, Ministério do Esporte e Polícia Federal enquanto espera posicionamento oficial da Conmebol

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 out 2024, 18h20 - Publicado em 28 out 2024, 17h58

O Botafogo ainda espera um posicionamento oficial da Conmebol depois de o ministro do Interior do Uruguai, Nicolás Martinelli, anunciar que a partida de volta da semifinal da Libertadores contra o Peñarol será disputada exclusivamente com a presença de torcedores do time de Montevidéu.

A diretoria do clube brasileiro se manifestou na tarde desta quarta-feira reafirmando a confiança na entidade máxima do futebol sul-americano para tomar a melhor decisão. Em paralelo, já acionou o Itamaraty, o Ministério do Esporte e a Polícia Federal para garantir a segurança dos alvinegros que viajarem ao país vizinho. Cerca de 2.000 botafoguenses compraram ingressos para o jogo.

O comunicado divulgado pelo Botafogo também contém críticas às falas e atitudes dos dirigentes do Peñarol desde a semana passada, que, na visão da diretoria alvinegra, só serviram para “inflamar” ainda mais os torcedores do time uruguaio, em um momento em que a prioridade deveria ser acalmar os ânimos. 

Segundo o ministro do Interior do país vizinho, a decisão de vetar botafoguenses no estádio Campeón del Siglo se baseia em investigações policiais mostrando que “os acontecimentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro” na semana passada – quando quase 300 torcedores do Peñarol foram detidos depois de saquear quiosques de praia e incendiar motos e um ônibus – “aumentaram o clima hostil, que não fazem mais que pôr em evidência o alto risco que supõe a disputa do referido encontro desportivo com ambas as torcidas”.

O que a Conmebol pode fazer

Agora, dirigentes do Botafogo acreditam que a Conmebol tenha quatro caminhos possíveis. O primeiro seria contrariar a decisão do governo uruguaio e exigir do Peñarol a garantia de presença da torcida visitante. O segundo seria decidir que as equipes joguem a semifinal com portões fechados. Ambos são vistos como improváveis.

Continua após a publicidade

A terceira opção para a Conmebol, que o clube brasileiro enxerga como mais diplomática, seria transferir a partida para outro país (o Paraguai, por exemplo) e adiá-la para a semana que vem. A quarta alternativa é acatar o veto à torcida botafoguense.

Nesse último caso, a diretoria alvinegra precisaria avaliar como responder diante do prejuízo esportivo ao time, que disputaria a partida de volta em condições desiguais – na ida, na quarta passada, cerca de 4.000 torcedores do Peñarol compareceram ao jogo no Estádio Nilton Santos, que terminou em uma goleada de 5 a 0 para o Botafogo.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.