Associação de Médicos Cubanos repudia ataque de Trump ao Mais Médicos
Médicos de Cuba estão no Brasil por escolha própria e continuarão atuando junto às comunidades mais carentes, disse a entidade
A Associação de Médicos Cubanos no Brasil criticou, nesta sexta-feira, as sanções anunciadas pelo governo Trump nesta quarta contra servidores brasileiros do Ministério da Saúde que atuaram na criação do programa Mais Médicos.
Segundo a entidade, a medida aplicada pelo governo dos Estados Unidos põe em cheque a própria essência da assistência pública, o próprio direito à saúde básica, além dos sentimentos de humanismo e solidariedade.
Na prática, as sanções impõem restrições e revogam vistos de funcionários do governo do Brasil e ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde por “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano no programa Mais Médicos”.
Em nota, a Associação apontou que o Mais Médicos não consiste apenas na contratação de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil, mas também em uma política de saúde pública que busca garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos, inclusive à população de baixa renda.
“Em um curto período de tempo, o programa promoveu a presença de mais de 18.000 médicos em 4.058 municípios de todos os estados brasileiros, bem como nos 34 Distritos Indígenas (DSEI). Esses profissionais realizaram cerca de 63 milhões de atendimentos, fortalecendo e legitimando o maior sistema de saúde do mundo, universal, público e gratuito, o SUS”, diz trecho do documento.
A entidade também ressaltou que os médicos cubanos estão no Brasil por escolha própria, diferentemente do que foi alegado pelo governo norte-americano, e que continuarão atuando com dedicação junto às comunidades mais carentes.
Em publicação nas redes sociais, o secretário de Estado americano, Marco Rubbio, havia afirmado que o Mais Médicos seria um “esquema de exportação de trabalho forçado”, assim como um “golpe diplomático inconcebível de ‘missões médicas’ estrangeiras”.
As primeiras provas de fogo das herdeiras de Silvio Santos no SBT
Deputado aciona TCM contra Prefeitura de SP por ‘manobra’ milionária no Réveillon
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas







