Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ativação do 5G chega a todos os municípios de São Paulo nesta segunda

Tecnologia já está disponível em uma em cada cinco cidades paulistas; troca gratuita de antenas parabólicas pode ser solicitada

Por Redação
Atualizado em 9 Maio 2024, 18h51 - Publicado em 1 dez 2023, 15h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vista panorâmica do centro de São Paulo, com destaque para as antenas da avenida Paulista
    Vista panorâmica do centro de São Paulo, com destaque para as antenas da avenida Paulista (Danilo Valentini/VEJA)

    Na próxima segunda-feira, a ativação da internet 5G estará liberada em todas as 645 cidades do Estado de São Paulo. As operadoras estarão autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a iniciar a prestação do serviço. Este é o primeiro passo para a chegada do 5G aos municípios que ainda não possuem a tecnologia, já disponível em 145 cidades paulistas, 22% do total.

    A partir de agora, é preciso que os municípios atualizem a chamada “lei das antenas”, para que as operadoras saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G. Algumas cidades saíram na frente e já concluíram esse processo. Nas demais, o ideal é que as alterações sejam feitas o quanto antes. No fim do ano passado, 61 municípios paulistas contavam com leis atualizadas. Hoje, já são 234, apontam dados da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

    O avanço é resultado do programa TecnoCidades, lançado em abril pelo Governo de São Paulo para acelerar a chegada do 5G e promover a inovação nas cidades paulistas. Desde então, InvestSP e SDE têm mobilizado gestores locais de todas as regiões do Estado para informar sobre os impactos positivos do 5G no serviço público e na atração de, além de orientar os municípios no processo de atualização das leis.

    “O 5G terá impacto direto na atração de empresas para São Paulo, com geração de emprego e renda”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

    Continua após a publicidade

    “Vamos ampliar nossa atuação e, além da atualização das leis das antenas, acelerar a troca das parabólicas”, acrescenta.

    Com a ativação do 5G liberada em todo o Estado, moradores de qualquer cidade já podem pedir a troca gratuita das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. O procedimento é necessário porque, até o fim de 2024, o sinal dos equipamentos antigos será desligado para evitar interferências com o 5G.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.