Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Brasília espera volta de Lula do Brics para reunir Motta e Alcolumbre 

De lado a lado, mensagens públicas depois da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sobre o IOF foram de abertura ao diálogo

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jul 2025, 06h41 - Publicado em 7 jul 2025, 06h01

O universo político de Brasília está à espera do retorno do presidente Lula da cúpula do Brics, no Rio – que se encerra nesta segunda-feira – , na expectativa pelo compromisso do petista de chamar os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para tentar aparar as arestas da atual crise entre o governo e o Congresso.

Depois de trocas de farpas sobre a derrubada dos decretos de Lula que aumentavam o IOF, principalmente entre o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e Motta, as últimas mensagens foram de abertura ao diálogo. Com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendendo tanto os atos do presidente da República quanto o do Congresso, Executivo e Legislativo sinalizaram disposição à pacificação.

“Sou muito agradecido à relação que tenho com o Congresso. Até agora, eles aprovaram 99% das coisas que mandamos. No governo de ninguém se aprovou tanta coisa. Sou grato ao Congresso. Quando tem uma divergência é bom. Porque a gente senta na mesa, vai conversar e resolve, em uma mesa de negociação”, declarou Lula em evento com a Petrobras em Duque de Caxias (RJ).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.