Caiado, Zema e Ratinho Jr. são ilustres desconhecidos fora de seus estados
Mesmo em regiões vizinhas às que administram, os governadores de Goiás, Minas e Paraná não acumulam notoriedade e número de votos expressivo a seu favor

Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, cotados para a disputa pela Presidência da República em 2026, não têm notoriedade expressiva fora dos estados que administram, segundo a nova rodada da pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira.
De acordo com o levantamento, mesmo em estados vizinhos aos que os governadores de Goiás, Minas e Paraná administram, os políticos não acumulam quantidade de votos expressiva a seu favor.
A título de exemplo, 77% dos entrevistados em Goiás disseram que conhecem e que votariam em Caiado na disputa à Presidência. Já em Minas, estado que faz divisa com o território goiano, 66% dos respondentes sequer conhecem o político do União Brasil. Entre os que o conhecem, 24% apontaram que não votariam em Caiado para presidente, enquanto apenas 10% votariam.
O mesmo acontece com Zema, que receberia o voto de 50% dos entrevistados em Minas Gerais, estado que governa. Mas em Goiás, estado vizinho, 67% o desconhecem, enquanto 20% não votariam nele, contra somente 13% que votariam.
Repete-se o cenário com Ratinho Júnior, que é desconhecido por 45% dos entrevistados em São Paulo, região colada ao Paraná. Entre os paulistas que sabem quem é o paranaense, 37% disseram que não votariam nele. Somente 18% escolheriam Júnior como o próximo presidente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 10.442 entrevistas presenciais em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Juntos, esses estados representam 62% do eleitorado brasileiro.