Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Caixa Cultural realiza exposição internacional de fotojornalismo em SP

Do total de 33 fotógrafos selecionados em 25 países diferentes, quatro são brasileiros

Por Pedro Pupulim 6 nov 2024, 18h30

Até o dia 10 de novembro, o espaço Caixa Cultural São Paulo estará apresentando a edição deste ano do World Press Photo, um concurso anual criado em 1955 que dá destaque aos talentos do fotojornalismo e da narrativa visual de todo o mundo.

A exposição de 2024, que começou em 14 de setembro, traz trabalhos de profissionais reconhecidos por um júri independente e avaliados de acordo com quatro categorias: individual, reportagem, projetos de longo prazo, e formato aberto.

Fazem parte do acervo da exposição fotografias selecionadas entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos vindos de 130 países. No total, foram 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, num total de 33 fotógrafos de 25 países: Argentina, Austrália, Azerbaijão, Brasil, Canadá, China, República Democrática do Congo, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Myanmar, Palestina, Peru, Filipinas, África do Sul, Espanha, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.

Entre os destaques, está a foto vencedora do prêmio “foto do ano”, do palestino Mohammed Salem, da Agência Reuters. Com o nome “Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha”, o fotojornalista representou a perda de uma criança, a luta do povo palestino e as 33.000 pessoas mortas na Palestina, além de simbolizar o custo do conflito e fazer uma declaração sobre a futilidade de todas as guerras.

“O visitante tem a oportunidade de dar um passeio pelo mundo inteiro com as fotos premiadas pela Fundação World Press Photo”, explica Raphael Dias e Silva, curador e gerente da exposição.

Continua após a publicidade

Brasileiros

Do total de 33 fotógrafos com trabalhos selecionados para o evento, quatro são brasileiros. Lalo de Almeida foi premiado na categoria Individual América do Sul com o trabalho “Seca na Amazônia”. Radicada em Brasília, Gabriela Biló recebeu menção honrosa pelo trabalho “Insurreição”. Além disso, Felipe Diana e Renata Brito foram premiados na categoria formato aberto com “À Deriva”.

No próximo dia 9, penúltimo dia da exposição, a partir das 11h, Biló e Almeida vão participar de uma palestra como parte da programação, onde abordarão suas carreiras e experiências no fotojornalismo e na fotografia documental, além de responder perguntas da plateia. A mediação do encontro estará a cargo da fotojornalista Mônica Zarattini.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.