Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Campanha de Lula vai ao TSE contra filhos de Bolsonaro por fake news

Petista pede a retirada de 200 postagens nas redes sociais; ministros, parlamentares, jornalistas e influenciadores digitais também são alvo das ações

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 ago 2022, 18h33 - Publicado em 24 ago 2022, 18h15

A campanha de Lula lançou uma ofensiva jurídica no TSE para derrubar publicações que considera fake news dos filhos de Jair Bolsonaro e de auxiliares, aliados e apoiadores do presidente.

A coligação que tem o petista como candidato à presidência entrou com 15 ações na Justiça Eleitoral nas quais alega propaganda irregular e pede a retirada de mais de 200 postagens nas redes sociais de Flávio, Eduardo e Carlos, de ministros e parlamentares bolsonaristas, como Fábio Faria (Comunicações) e Carla Zambelli, e de jornalistas e influenciadores digitais, como Milton Neves e Roger Rocha, da banda Ultraje a Rigor.

A campanha afirma que as publicações atribuem falsas informações a Lula com o intuito de prejudicar o petista e induzir o eleitor ao erro. Entre as desinformações estariam a de que o ex-presidente iria acabar com o Pix ou com o 13º salário e férias remuneradas dos trabalhadores. Segundo a equipe jurídica da campanha, vídeos do candidato são editados e falas são tiradas de contexto em postagens que chegam a 600.000 visualizações.

“Um ponto de relevância é a variedade de redes sociais utilizadas para compartilhar as desinformações, de modo a alcançar o maior número de eleitores e eleitoras e, assim, influenciar negativamente o processo eleitoral”, diz a campanha, que pediu a retirada de conteúdo de redes como Twitter, Facebook, Instagram, Kwai, Gettr, YouTube, TikTok e Telegram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.