Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Candidatos a prefeito do Rio pedem que Globo reveja cancelamento de debate

Carta assinada por sete candidatos sugere à emissora medidas para viabilizar a realização do programa, suspenso por risco de aglomeração

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 set 2020, 14h35 - Publicado em 25 set 2020, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os oito candidatos a prefeito do Rio no debate da Globo, em 2016 (Divulgação/VEJA.com)

    Sete candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro encaminharam nesta sexta-feira uma carta à Rede Globo pedindo para que a decisão de cancelar os debates eleitorais seja reconsiderada. O texto destaca a importância do evento para o o diálogo democrático e sugere algumas medidas que poderiam viabilizar a realização do programa.

    A nota é assinada pelos candidatos Benedita da Silva (PT), Clarissa Garotinho (PROS), Delegada Martha Rocha (PDT), Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Fred Luz (Novo), Paulo Messina (MDB) e Renata Souza (PSOL), que afirmam “respeitar a preocupação da Globo com a saúde de seus profissionais”.

    Os candidatos sugerem à emissora que todos os assessores dos candidatos fiquem de fora do local, reduzindo o número de pessoas. “Os (as) candidatos (as) não serão acompanhados dentro do estúdio por nenhum assessor. Sua equipe aguardará em salas separadas e disponibilizadas pela emissora para cada staff de campanha, podendo fazer contato com o (a) candidato (a) por meio de aplicativo de mensagem, sem áudio ou vídeo e no modo silencioso”, diz trecho da carta a que o Radar teve acesso. 

    Entre as medidas apontadas à Globo ainda estão o compromisso dos políticos com o uso da máscara, “retirando-as apenas quando for a sua vez de falar na tribuna, por meio de microfones de uso individual”, e o distanciamento de mais de 1.5 metro entre os candidatos.

    Leia a seguir a íntegra da carta encaminhada à Rede Globo pelos sete candidatos:

    Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2020.

    CARTA AO GRUPO GLOBO

    Continua após a publicidade

    O debate democrático é essencial

    Esta semana fomos comunicados da decisão do Grupo Globo de não promover debate com os candidatos no primeiro turno. Como as conversas sobre o formato do debate estavam sendo tratadas diretamente conosco e nossas assessorias, gostaríamos de apresentar para a consideração da emissora algumas sugestões com o intuito de viabilizar a realização do mesmo.

    Respeitamos a preocupação do Grupo Globo com a saúde de seus profissionais, e é nossa preocupação também que as condições sejam aquelas recomendadas pelos órgãos de saúde. Assim sendo, os candidatos abaixo assinados propõem:

    1) Os (as) candidatos (as) não serão acompanhados dentro do estúdio por nenhum assessor. Sua equipe aguardará em salas separadas e disponibilizadas pela emissora para cada staff de campanha, podendo fazer contato com o (a) candidato (a) por meio de aplicativo de mensagem, sem áudio ou vídeo e no modo silencioso.

    2) Os (as) candidatos (as) respeitarão o uso das máscaras durante todo o debate, retirando-as apenas quando for a sua vez de falar na tribuna, por meio de microfones de uso individual;

    3) Serão respeitadas as demais medidas sanitárias, tais como, o uso de álcool gel e distanciamento de mais de 1.5m entre os candidatos (note que é possível, já que estimamos haver 10 candidatos com direito legal de participar dos debates, número não muito superior às eleições de 2016, em que havia 8 participantes);

    Continua após a publicidade

    4) O acesso às dependências da emissora será antecedido, na entrada, da medição de temperatura. Se algum participante, candidato (a) ou assessor (a), estiver com a temperatura corporal indicando febre, não participará do debate.

    5) Manifestamos ainda nossa disposição de que a realização do evento se dê, como alternativa, em espaço aberto.

    Com base nessas considerações, aguardamos a manifestação desta emissora, no sentido de reavaliar sua decisão e oferecer ao eleitor carioca a possibilidade de ter acesso a um amplo debate democrático.

    Benedita da Silva (PT)
    Clarissa Garotinho (PROS) Delegada Martha Rocha (PDT) Eduardo Bandeira de Mello (Rede)

    Fred Luz (Novo) Paulo Messina (MDB) Renata Souza (PSOL)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.