Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Carta de Barroso sacramenta acusação da PGR sobre plano de golpe

Antes de divulgar o texto, Barroso conversou com o vice-presidente do Supremo, Edson Fachin, e com o relator da trama golpista na Corte, Alexandre de Moraes

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jul 2025, 13h31 - Publicado em 14 jul 2025, 13h02

Presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso divulgou, neste domingo, uma carta destinada a defender o Judiciário e reconstituir “fatos relevantes da história recente do Brasil”.

Antes de divulgar o texto, Barroso conversou com o vice-presidente do Supremo, Edson Fachin, e com o relator da trama golpista na Corte, Alexandre de Moraes.

Depois de dizer que a sanção anunciada por Donald Trump era “fundada em compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos”, Barroso detalhou “fatos concretos que todos viram e viveram” no país para desmentir a teoria bolsonarista de perseguição judicial que motivou o tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

A cronologia construída por Barroso começa em 2019, com a chegada de Bolsonaro ao Planalto. O ministro diz que “não foram poucas as ameaças” ao Estado Democrático de Direito.

“1- tentativa de atentado terrorista a bomba no aeroporto de Brasília;

Continua após a publicidade

2 – tentativa de invasão da sede da Polícia Federal;

3 – tentativa de explosão de bomba no Supremo Tribunal Federal;

4 – acusações falsas de fraude eleitoral na eleição presidencial;

Continua após a publicidade

5 – mudança de relatório das Forças Armadas que havia concluído pela ausência de qualquer tipo de fraude nas urnas eletrônicas;

6 – ameaças à vida e à integridade física de ministros do STF, inclusive com pedido de impeachment;

7 – acampamentos de milhares de pessoas em portas de quarteis pedindo a deposição do presidente eleito;

Continua após a publicidade

8 – tentativa de golpe, segundo a PGR, que incluía plano para assassinar o presidente da República, o vice e um ministro do Supremo.”

A carta de Barroso não deixa dúvidas de que houve uma trama golpista no país. “Foi necessário um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições”, diz o presidente do Supremo. “As ações penais em curso, por crimes diversos contra o Estado democrático de direito, observam estritamente o devido processo legal, com absoluta transparência em todas as fases do julgamento. Sessões públicas, transmitidas pela televisão, acompanhadas por advogados, pela imprensa e pela sociedade”, segue Barroso.

Todos, como diz o presidente do Supremo, “viram e viveram” os fatos citados na carta. Logo, o STF, além de alertar Trump para “verdades torcidas” sobre o Judiciário e a democracia brasileira, deixa claro que o que está em julgamento no Supremo não é se houve ou não uma trama golpista, mas sim quem participou ou não da trama.

Desde o início das investigações, Jair Bolsonaro e seus aliados insistem em negar a existência de um plano de golpe de Estado. Melhor trocar de estratégia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.