Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CCJ do Senado debate PEC da autonomia orçamentária do Banco Central

Ex-presidentes da autoridade monetária Henrique Meirelles e Gustavo Loyola vão participar de audiência pública na comissão

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 jun 2024, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Banco Central do Brasil
    A partir desta sexta-feira, 20, os correntistas possuem apenas 27 dias para realizar o saque (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai ouvir nesta terça-feira, a partir das 10h, economistas, ex-integrantes da diretoria e atuais servidores do Banco Central para debater a PEC que transforma a instituição em uma empresa pública, conferindo a ela autonomia financeira e orçamentária.

    Hoje, o BC é uma autarquia de natureza especial. Com a aprovação da emenda constitucional, o banco passaria a ser uma empresa pública, “que exerce atividade estatal e dotada de poder de polícia, incluindo poderes de regulação, supervisão e resolução”.

    O relator da proposta, Plínio Valério (PSDB-AM), vai presidir a audiência, da qual vão participar os ex-presidentes do BC Henrique Meirelles e Gustavo Loyola, além de Carlos Viana de Carvalho, ex-diretor de Política Econômica e de Política Monetária. 

    Também vão debater a PEC o atual chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Alberto Rocha, e o procurador Lademir Gomes da Rocha.

    A lista de debatedores contrários à PEC inclui os economistas Pedro Rossi, André Lara Resende, Paulo Nogueira Batista Junior, e o diretor jurídico da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Edison Vitor Cardoni.

    Continua após a publicidade

    O economista Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, vai falar a favor da autonomia financeira e orçamentária da autoridade monetária.

    “Com essa audiência pública espero que todas as dúvidas do governo e dos servidores sejam sanadas para podermos avançar na votação do nosso relatório sobre a modernização do Banco Central. Ao longo desse processo fizemos exaustivas reuniões para ouvir as demandas e preocupações de diretores e representantes de sindicatos ligados ao BC”, afirma Plínio Valério.

    A ideia do relator é ler seu parecer ajustado na quarta-feira, dia seguinte à audiência pública, quando haverá pedido de vista coletivo, e levar o texto à votação na semana seguinte na CCJ do Senado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.