Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Cedraz manda unidade ambiental do TCU apurar dano da Braskem em Maceió

Após representação de Renan Calheiros, ministro fala em “possível omissão” de órgãos federais na quantificação do estrago da exploração de sal-gema

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h38 - Publicado em 5 abr 2024, 13h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Risco de colapso: bairros foram desocupados em Maceió por causa do risco de desabamento de mina da Braskem
    Bairros foram desocupados em Maceió por causa do risco de desabamento de mina da Braskem  (Defesa Civil de Maceió/Divulgação)

    O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), mandou a unidade técnica de meio ambiente da corte realizar diligências e inspeções para quantificar o dano ambiental provocado pela Braskem com a exploração de sal-gema em Maceió.

    A decisão faz parte do processo aberto com base em representação do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que afirma que o valor pago pela petroquímica em um acordo de reparação de danos com o Ministério Público Federal é insuficiente para cobrir o estrago na cidade.

    “Se há que se apurar danos ambientais federais, isso se dá pela possível omissão dos órgãos responsáveis, não sendo surpreendente que tais órgãos aleguem não lhes caber essa tarefa”, escreve Cedraz no despacho.

    Inicialmente, a secretaria do TCU havia distribuído a apuração para a unidade técnica de petróleo e mineração. Na decisão desta quinta-feira, o ministro-relator questiona o encaminhamento anterior. 

    Continua após a publicidade

    “Veja-se que fundamentei o conhecimento desta representação na existência de dano ambiental em área federal, e não em atos de gestão ou qualquer outra ação ou política pública do setor de mineração”, afirma.

    “Encaminho os autos à AudAgroAmbiental para que promova a instrução deste processo, autorizando-a, desde já, a realizar todas as diligências e inspeções que se fizerem necessárias para solução integral do mérito, o que inclui a devida quantificação do débito e identificação dos responsáveis”, acrescenta.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.