Clínicas apontam atraso em repasses do SUS para tratamentos com diálise
Associação contabiliza mais de 50 milhões de reais em tratamentos realizados que ainda não foram pagos
Levantamento feito pela Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) identificou que pelo menos 16 municípios e estados atrasaram o pagamento de clínicas de diálise que atendem pacientes do SUS.
De acordo com a entidade, mais de 50 milhões de reais em tratamentos realizados não foram pagos, ainda que o Ministério da Saúde tenha repassado a verba de custeio em dia.
São valores correspondentes a diálises feitas de outubro de 2023 a abril de 2024. A ABCDT afirma que, em alguns casos, há mais de nove meses de atraso, inviabilizando a operação das clínicas credenciadas.
Com a campanha “A Diálise Não Pode Esperar”, a ABCDT tem buscado alertar para as dificuldades enfrentadas no tratamento de pacientes renais crônicos.
A associação reivindica o cofinanciamento junto a governos estaduais e municipais. Por enquanto, de acordo com a ABCDT, só os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Sergipe e Amazonas auxiliam com verbas para complementar o financiamento da diálise.